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Beatles para iniciantes

Todo mundo já ouviu algo dos Beatles, mas nem todos conhecem bem a carreira da mais fabulosa banda de todos os tempos e sua importância na revolução musical, artística e de costumes provocada nos anos 60 e 70 com seus discos. Cada um marca um processo de amadurecimento lírico e musical nas composições e nas técnicas de gravação que inspiraram bastante a forma como muitas bandas e artistas fazem música hoje.

A fim de você não ficar voando numa típica conversa de beatlemaníacos, dá uma sacada na discografia abaixo e, principalmente, procure escutar as canções que emocionaram (e ainda emocionam) gerações.

 

PLEASE PLEASE ME (1963)
 

O primeiro álbum traz basicamente as músicas que eles tocavam na época do Cavern Club, onde o empresário deles, Brian Epstein, os conheceu. Produzido pelo maestro George Martin, produtor que acompanharia toda a carreira dos Fab Four, o disco não traz todas as faixas com a pegada de Ringo Starr, mas de um baterista selecionado a dedo por Martin. Algumas canções são da dupla Lennon & McCartney e outras pertecem a grupos americanos homenageados pela banda.

01. I saw her standing there.
02. Misery.
03. Anna (go to him).
04. Chains.
05. Boys.
06. Ask me why.
07. Please please me.
08. Love me do.
09. P.S. I love you.
10. Baby, it's you.
11. Do you want to know a secret.
12. A taste of honey.
13. There's a place.
14. Twist and shout.
 

WITH THE BEATLES (1963)
 

Este álbum parece um pouco com o primeiro. Composições autorais misturadas a regravações. Parte das músicas tinha sido composta durante turnês pela Inglaterra. A capa foi inspirada nas fotografias de Astrid Kirchher, jovem artista alemã que conheceu a banda na época em que fazia shows em casas nortunas de Hamburgo. Ela se apaixonou por Stuart Sutcliffe, baixista dos Beatles, quando eles eram cinco, pouco antes de ficarem mundialmente famosos.

01. It won't be long.
02. All I've got to do.
03. All my loving.
04. Don't bother me.
05. Little child.
06. Till there was you.
07. Please Mr. Postman.
08. Roll over Beethoven.
09. Hold me tight.
10. You really got a hold on me.
11. I wanna be your man.
12. Devil in her heart.
13. Not a second time.
14. Money.

 

A HARD DAY'S NIGHT (1964)
 

O álbum que virou filme (no Brasil, "Os Reis do Iê-iê-iê") já mostra maior maturidade e produtividade da dupla Lennon & McCartney, de modo que todas as faixas são autorais. Baladas memoráveis como "If I fell" e "And I love her" com certeza foram trilha sonora de casais de namorados no carro. Já músicas como a faixa-título, "Can't buy me love" e "Tell me why" tocaram em qualquer festa de arromba adolescente. O título do disco surgiu a partir de uma frase embaralhada dita por Ringo.


01. A hard day's night.
02. I should have known better.
03. If I fell.
04. I'm just happy just to dance with you.
05. And I love her.
06. Tell me why.
07. Can't buy me love.
08. Any time at all.
09. I'll cry instead.
10. Things we said today.
11. When I  get home.
12. You can't do that.
13. I'll be back.
 

BEATLES FOR SALE (1964)
 

A temporada de turnês pelo mundo todo, as aparições em programas de Rádio e TV e a série de entrevistas contribuíram para os Beatles não produzirem um álbum de maior qualidade. Com pouco tempo para compor, houve menos apuro e experimentação nas letras e melodias. Não há aqui o hit forte ou a balada emblemática. De fato, como muitos críticos apontam, parece até uma descida de degraus na carreira dos rapazes. Apesar disso, o disco não deixa de ter boas canções, como I'm a loser, I'll follow the sun e Eight days a week.

01. No reply.
02. I'm a loser.
03. Baby's in black.
04. Rock and Roll music.
05. I'll follow the sun.
06. Mr. Moonlight
07. Medley - Kansas City - Hey, hey, hey
08. Eight days a week.
09. Words of love.
10. Honey don't.
11. Every little thing.
12. I don't want to spoil the party.
13. What you're doing.
14. Everybody's trying to be my baby.

 

HELP! (1965)
 

Os Beatles gostaram de trabalhar no cinema. Era excelente para promover os discos e a imagem da banda. Depois do sucesso de "A Hard Day's Night", o disco "Help!" também virou filme, também com boa receptividade. Nota-se aqui a influência de Bob Dylan ("You've got to hide your love away") e dos Beach Boys ("I need you") em algumas canções, o que mostra a incessante pesquisa musical dos Fab Four. Pontos altos são a faixa-título e "Yesterday", que quase não entra no álbum.

01. The night before.
02. You've got to hide your love away.
03. I need you.
04. Another girl.
05. You're going to lose that girl.
06. Ticket to ride.
07. Act naturally.
08. It's only love.
09. You like me too much.
10. Tell me what you see.
11. I've just seen a face.
12. Yesterday.
13. Dizzy miss lizzy.
14. Help!.

 

RUBBER SOUL (1965)
 

Instrumentos exóticos, timbres e efeitos inusitados, melodias e letras mais trabalhadas e recursos modernos de gravação, aliado aos entorpecentes, expandiram a criatividade já tão fértil de Lennon & MacCartney. Harrison mostra seu talento como compositor com "Think for yourself" e "If I needed someone". Rubber Soul marca uma fase mais amadurecida, em que se nota uma preocupação com a estética musical. Representa um momento mais experimental e vanguarda do rock.

01. Drive my car.
02. Norwegian wood (this bird has flown).
03. You won't see me.
04. Nowhere man.
05. Think for yourself.
06. The word.
07. Michelle.
08. What goes on.
09. Girl.
10. I'm looking through you.
11. In my life.
12. Wait.
13. If I needed someone.
14. Run for your life.

 

REVOLVER (1966)
 

Seguindo a linha do Rubber Soul e acrescentando bem mais doses lisérgicas e sessões de transe meditativo, os  Beatles gravaram um álbum antológico. Composições mais inteligentes e letras mais poéticas. Temáticas existenciais, sociais e políticas deram maior primor à experiência musical e lírica. Aplausos a George Martin também, que criou atmosferas e efeitos sonoros incríveis para a época, como em "Eleanor Rigby" e "Tomorrow never knows".
 

01. Taxman.
02. Eleanor Rigby.
03. I'm only sleeping.
04. Love you too.
05. Here, there and everywhere.
06. Yellow submarine.
07. She said she said.
08. Good day sunshine.
09. And your bird can sing.
10. For no one.
11. Dr. Robert.
12. I want to tell you.
13. Go to get into my life.
14. Tomorrow never knows.

 

SGT. PEPPER'S LONELY HEARTS CLUB BAND (1967)
 

Álbum emblemático que inaugura fase mais conceitual dos Beatles. As canções têm conexão íntima. É vital escutar o todo para compreendê-las. Apesar disso, já é perceptível que Lennon e MacCartney estão compondo separadamente. A psicodelia é intensa nas letras, temáticas e sonoridades. Lucy in the Sky with Diamonds e A Day in the Life são as 'meninas dos olhos'.
 

01. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.
02. With a little help from my friends.
03. Lucy in the sky with diamonds.
04. Getting better.
05. Fixing a hole.
06. Being for the benefit of Mr. Kite.
07. Within you without you.
08. She's leaving home.
09. When I'm sixty four.
10. Lovely Rita.
11. Good morning good morning.
12. Sgt. Pepper's lonely hearts club band (reprise).
13. A day in the life.

 

MAGICAL MYSTERY TOUR (1967)
 

Aqui temos mais um exemplar de disco que virou filme, neste caso, um fiasco dos Beatles (o filme, claro). Projeto de MacCartney, que passou a curtir os álbuns conceituais, este parece uma continuação das experiências com Sgt. Pepper's, porém as músicas têm atmosfera mais melancólica, intimista e confessional. Sem falar no saudosismo da infância e dos vaudevilles ingleses. Excelente do começo ao fim. Pontos altos: I am the Walrus, Strawberry Fields e All you need is Love (todas de Lennon).

01. Magical mystery tour.
02. Fool on the hill.
03. Flying.
04. Blue jay way.
05. Your mother should know.
06. I am the walrus.
07. Hello goodbye.
08. Strawberry fields forever.
09. Penny lane.
10. Baby you're a rich man.
11. All you need is love.

 

THE BEATLES (1968)
 

Retornando da viagem à Índia, os Beatles trouxeram material de sobra para o estúdio. O resultado foi este belo álbum homônimo (ou Álbum Branco). Tem de tudo: influências do folk, jazz, blues, soul, vaudeville e do rock. Essa miscelânea experimentalista revelou maior individualismo criativo nas canções. Até Ringo debutou com Don't pass me by. Pena eram as brigas entre os caras, embora isso não tenha sufocado a beleza de sua musicalidade, bem nítida em Dear Prudence, While My Guitar... e Blackbird.

Vol. 1
01. Back in the U.S.S.R.
02. Dear prudence.
03. Glass onion.
04. Ob-la-di, ob-la-da.
05. Wild honey pie.
06. The continuing story of Bungalow Bill.
07. While my guitar gently weeps.
08. Happiness is a warm gun.
09. Martha my dear.
10. I'm so tired.
11. Blackbird.
12. Piggies.
13. Rocky raccoon.
14. Don't pass me by.
15. Why don't we do it in the road.

Vol. 2
01. I will.
02. Julia.
03. Birthday.
04. Yer blues.
05. Mother's natures son.
06. Everybody's got something to hide except for me and my monkey.
07. Sexy sadie.
08. Helter skelter.
09. Long, long, long.
10. Revolution 1.
11. Honey pie.
12. Savoy truffle.
13. Cry baby cry.
14. Revolution 9.
15. Good night.

 

ABBEY ROAD (1969)
 

Muitos fãs (beatlelados ou não) o julgam como o melhor álbum. Mas ninguém nega que Abbey Road finaliza com apoteose a carreira do quarteto de Liverpool. A indisposição e desarmonia já estavam escancaradas nas gravações do documentário Let it Be, que só sairia em 1970. Bem mais maduros, os Beatles desdobram com mais maestria a musicalidade do Álbum Branco. Tem rock meio funk (Come together), baladas (Here comes the sun), psicodelismo transcendental (Because), hard rock (I want you), blues revisitado (Oh! darling).

01. Come together.
02. Something.
03. Maxwell's silver.
04. Oh! darling.
05. Octupu's garden.
06. I want you (she's so heavy).
07. Here comes the sun.
08. Because.
09. You never give me your money.
10. Sun king.
11. Mean Mr. Mustard.
12. Polythene pan.
13. She came in through the bathroom window.
14. Golden slumers.
15. Carry that weight.
16. The end.
17. Her majest.


LET IT BE (1970)
 

Este álbum parece um pouco com o primeiro. Composições autorais misturadas a regravações. Parte das músicas tinha sido composta durante turnês pela Inglaterra. A capa foi inspirada nas fotografias de Astrid Kirchher, jovem artista alemã que conheceu a banda na época em que fazia shows em casas nortunas de Hamburgo. Ela se apaixonou por Stuart Stucliffe, baixista dos Beatles, quando eles eram cinco, pouco antes de ficarem mundialmente famosos.

01. Two fo us.
02. Dig a pony.
03. Across the universe.
04. I me mine.
05. Dig it.
06. Let it be.
07. Maggie mae.
08. I've got a feeling.
09. One after 909.
10. The long and winding road.
11. For you blue.
12. Get back.